Anúncios

Ilha do Farol: a mais tranquila de Faro-Algarve

Sabe quando você se apaixona por um passeio a primeira vista, assim sem esforço nenhum? Foi justamente isso que aconteceu quando eu conheci a Ilha do Farol, em Faro – PT. 

Assim que, me vi em um lugar onde as casas estavam com as portas abertas minha imaginação correu solta. Então, fiquei imaginando como seria acordar nessa ilha escutando o mar e sentindo aquela brisa quente. Um canto simples e surpreendentemente parado no tempo. Em pleno verão algarvio, isto é, cheio de turistas, músicas e festas. Certamente, essa ilha é um presente para suas férias. 

Muitas pessoas acham que Faro é só o aeroporto, ou seja, vão para o Algarve e não reservam dias para conhecer Faro. 

Claro que somos suspeitos para falar da capital do Algarve – já que moramos lá, mas em nossa defesa, podemos dizer que tivemos a oportunidade de explorar com calma. Sendo assim, vamos contar sobre alguns cantinhos pouco explorados, mas que merecem sua vista.

A  Ilha do Farol é não só marítima mas também fluvial. De um lado é banhada pela Ria Formosa e do outro lado é banhada, da mesma forma, pelo oceano atlântico. Este passeio proporciona imagens ímpares, visto que o barco passa por dentro do Parque Natural da Ria Formosa. 

Como chegar? 

Para chegar na Ilha do Farol você precisa pegar um Ferry Boat no Cais Porta do Mar (fica próximo da cidade velha). Aliás, durante o verão, tem em torno de seis saídas por dia. O preço é €5,00 – ida e volta, mas crianças de 4 a 11 anos pagam meia. Os bilhetes não são marcados com horário fixo, então fique atento aos horários de volta. O percurso leva em média 40 minutos. 

Melhor época de visitar :

O Ferry só funciona nos meses de junho a setembro, mas como a atividade principal na Ilha é curtir a praia, só vá se o dia estiver ensolarado e calor. Assim, você aproveitará mais e com toda certeza irá se encantar com a Ilha do Farol. 

Ilha do Farol 

Uma ilha com casas de verão e poucos moradores. Dentro da ilha não existem carros, somente bicicletas. Os caminhos são bem sinalizados, você desce do ferry de um lado e cruza a ilha caminhando para chegar a praia do outro lado.

Farol do cabo de Santa Maria 

Ele foi criado em 1851, já foi reformado diversas vezes. Sua altura é de 47 metros, é um charme parece de filme. Compõe na ilha um ar de mistério e super nostálgico. Infelizmente ele não está em atividade, mas sua presença embeleza demais a ilha. 

Farol do cabo de Santa Maria 

Estrutura 

A ilha conta com cinco restaurantes, porém não comemos lá. Levamos lanches e compramos uma bola de berlim – sonho brasileiro custa em torno de €1,50. O Restaurante mais perto da praia tem banheiro e ducha.


Praia

Você vai encontrar água cristalina, um mar forte, areia branca fofa e extensa, várias algas pela areia.

Por do sol 

A palavra é estonteante, isto é, um espetáculo a parte. Nós o vimos do cais e ficamos apaixonados. Então, vale a pena voltar do passeio no final do dia e conferir a vista.

Dica de ouro: Leve seus lanchinhos, uma canga, um livro e esqueça do mundo.
Inegavelmente, acho que deu para entender minha total parcialidade a esse cantinho do Algarve, não é? Um lugar, silencioso e cheio de amor amor.
Já falei para o Pedro que quero fazer uma segunda lua de mel lá.


Como não amar esse país minha gente?  Você já sabia desse lugar tão pertinho de Faro?

Me conta

PRONTO PARA VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Viajante você sabia que quando você faz uma reserva com um link aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você ganha descontos, não tem custos extras e ainda ajuda o Me leva na mala amor a produzir mais conteúdo e dicas de viagem!

Hospedagem: BookingAirBnB 
Seguro viagem: Seguros Promo
 Passagens aéreas baratas: Passagens PromoSkyscanner 
  Chip Internacional: EasySim4UViaje conectado 
  Ônibus: Buser

Anúncios

um comentário

  1. Amei o Post, você contou direitinho como é lindo esse lugar, também amo passar o dia na Ilha.
    😘

Me conta o que você achou do post!

%d blogueiros gostam disto: